Sofá e poltrona são sinônimos de conforto, aconchego e momentos de relaxamento, não é mesmo? As poltronas, por serem uma evolução da cadeira, tendem a remeter também a um assento mais firme para assegurar a boa postura durante o uso e manter a elegância, dependendo do modelo. O sofá existe desde a antiguidade, entre a nobreza do Oriente médio. Já as poltronas, remontam do antigo Egito, bem antes de Cristo onde eram tidas como um símbolo de nobreza e poder.
Quando se pensa então em mobiliar uma sala, seja na casa nova ou na reforma e na mudança de decoração do ambiente, os estofados são itens indispensáveis, não é mesmo? Mas você sabe qual a melhor forma de usar o sofá e a poltrona? Se você tem dúvidas de em quais ambientes predomina o uso de sofá, em quais espaços a poltrona se encaixa melhor e como usar os dois mobiliários em conjunto, acompanhe o nosso conteúdo.
Combine o sofá com a poltrona e crie ambientes com estilo
Antes de decidir pela escolha de sofá ou poltronas para os ambientes da sua casa, ou optar pelo uso de apenas um deles, é importante avaliar algumas questões:
- Qual é o estilo que predomina na sua residência?
- Qual o tamanho da sua sala e como você deseja montar o layout dela?
- Quantas pessoas vão frequentar o ambiente, entre os moradores e as visitas que recebe?
Depois de responder a essas perguntas, seja criativo e avalie as combinações interessantes que essa dupla de estofados pode oferecer, mas lembre-se que essa escolha também é complexa e deve ser feita na medida certa para não pesar o ambiente e tornar a decoração exagerada.
Na sala de estar e na sala de TV, por exemplo, sofás são peças que costumam ser grande e ocupar um espaço significativo. Então, ao optar por sofás menores, combine com poltronas, caso contrário, se o sofá for maior, talvez o ideal seja usar apenas uma poltrona.
De todo forma, mesmo que a prioridade da sua decoração seja o sofá, as poltronas também têm muita importância visual. Lembre-se de criar um jogo de hierarquia entre estilos, formas e cores.
A escolha do sofá
São muitos os modelos de sofás disponíveis no mercado, com os designs mais diferentes desde os mais clássicos, até os modernos, mas as opções costumam ser mais neutras que as poltronas que têm a função de enfeitar, complementar e transformar o visual.
Assim, reunimos aqui algumas dicas antes de escolher o melhor sofá para a sua casa:
- Antes de comprar, tire as medidas e pense no layout;
- Escolha o modelo ideal: em L (fixo ou modular), reclinável, retrátil, com chaise, sofá-cama, entre outros;
- Avalie a cor e o material;
- Avalie com quais itens complementares ele combina: luminária suspensa, mesa lateral, mesa de centro e almofadas.
Preferência pelas poltronas
As poltronas se adaptam tanto em espaços compactos quanto em outros mais amplos, em espaços fechados como quarto, salas e ambientes de leitura, mas também nos abertos, como varandas e coberturas. Dependendo do ambiente onde serão usadas, podem ser coloridas ou em tons mais sóbrios.
Elas sempre marcam presença, mas antes de escolher a melhor, é preciso ficar atento a alguns pontos:
- O ideal é que suas medidas deixem um espaço de no mínimo 80 cm para circulação;
- Pense na sua função, isso vai influenciar na escolha do tipo do estofado;
- Escolha a cor e a textura de forma que elas não briguem com o resto do ambiente;
- Posicione-a em lugar estratégico, usando a tática do círculo visual.
Nosso conteúdo ajudou na escolha? Para conhecer mais sobre a Tom Sobre Tom e as marcas e designers assinados que constituem o showroom de Belo Horizonte, leia mais no nosso site e se inspire para escolher os melhores sofás e poltronas para a sua casa. Nos siga também nas redes sociais.
Texto de Marina Rigueira (gerido por GriloMkt)