Ao pensar em mobiliar algum cômodo da sua casa, você deve pensar em móveis e artefatos que tragam conforto e elegância para o espaço. No mercado existem diversas peças que complementam o ambiente, e entre elas se encontram as chaises.
Você pode até não o reconhecer pelo nome, mas possivelmente já viu esse móvel, principalmente em filmes ou novelas. Sempre sofisticada e confortável, ela será uma peça-chave na composição do seu lar.
Afinal, o que são as chaises?
O termo “chaise longue” veio do francês e sua tradução é “cadeira longa”. O móvel é um assento prolongado e estofado, que possui um ou dois braços nas laterais, sendo opcional o encosto para a cabeça. É bastante comum ver a chaise acoplada ao sofá, assim como utilizado de forma independente e separado dos demais móveis.
A peça é versátil e adere diversos estilos, trazendo consigo um ar clássico e romântico ou uma pegada moderna e contemporânea. Apesar de ser um móvel complementar para a composição do ambiente é possível incorporá-lo mesmo em espaços menores, bastando somente encontrar o modelo certo.
E o divã e o recamier?
Você provavelmente já ouviu falar no famoso divã, ou talvez sobre o recaimer, e se perguntar:
“São todos iguais a chaises?”
Bem, a reposta é não.
O divã é aquele assento de consultórios de psicologia. Para proporcionar mais conforto ele possui um formato anatômico para o corpo, no qual a cabeça fica mais elevada que os pés. O item também não possui braços nas suas laterais.
Apesar de ser característico do atendimento em consultórios, esse móvel não é um equipamento médico. Ele possui traços modernos e sofisticados, e pode tranquilamente ser adicionado a sua decoração.
Em comparação, o recaimer é um móvel acolchoado, com braços nas suas extremidades e se assemelha com um banco. Esse modelo traz comodidade ao ambiente, e normalmente é usado na decoração encostado a cama. Contudo, isso não é uma regra e ele pode ser disposto no local de sua preferência.
Desse modo, temos a compreensão que se trata de móveis diferentes e com estruturas diferentes.
Em qual cômodo colocar?
Depois de optar por uma chaise, é necessário saber em qual cômodo ela será utilizada. Ela pode ser colocada em diversos ambientes pela casa. Alguns deles são:
- Sala de estar: Quanto maior o espaço que você dispõe em um cômodo, maior será a necessidade de complementá-lo para que não exista uma sensação de vazio no ambiente. Incorporar uma chaise pode ser a solução para uma sala mais completa.
O móvel também pode ser aproveitado na situação oposta. Caso você more sozinho ou tenha uma sala pequena, uma opção é usar a chaise como uma alternativa diferente e substituir o sofá convencional. Desta maneira, você terá uma peça diferenciada sem abrir mão de espaço, praticidade e conforto.
- Quarto: Use a chaise para compor o ambiente e escolha um modelo que converse com o restante da sua decoração. Uma boa opção é colocá-lo próximo a janela, onde você tem luz natural, isso dará um ar de liberdade e aconchego quando você se sentar para, por exemplo, ler um livro.
- Ambientes externos: Seja uma varanda, quintal, jardim ou área de piscina; seja casa ou apartamento. Qualquer ambiente externo pode usufruir da beleza da chaise.
Para deixar o ambiente mais relaxante procure por modelos feitos de corda ou vime, eles aderem mais naturalidade ao espaço. Apenas tome cuidado com o local que a chaise será colocada e com o material que ela é feita para evitar a deterioração do móvel. Se possível o coloque em um ambiente coberto.
Cada móvel ajuda a compor o seu lar, da sua maneira. A Tom sobre Tom acredita que ambientes precisam de uma decoração de qualidade, bonita, confortável e funcional. E estamos a sua disposição para encontrar a chaise certo para você.