Quer deixar a sua sala de jantar do seu jeito? Aprenda dicas valiosas para escolher bem o seu jogo de cadeiras
A decoração é a alma de todo lar. Cada móvel, eletrodoméstico e enfeite representa você e a sua família, por isso saiba bem quais peças escolher!
Ao começar um projeto de decoração é fundamental que você tenha uma visão de como deseja o resultado final. Isso facilita na hora de escolher os móveis. E é importante lembrar que o projeto de decoração deve ser funcional.
Seus móveis devem ser esteticamente agradáveis, ao mesmo tempo em que são confortáveis e práticos. Abaixo daremos algumas dicas de como escolher a cadeira certa para sua sala de jantar. Deste modo, será mais prazeroso reunir sua família e amigos em um ambiente convidativo e acolhedor.
Como é a sua sala de jantar?
A sala de jantar é possivelmente um dos cômodos da casa que todos utilizam. Diante disso, é necessário saber como distribuir os móveis de forma que o espaço interno não seja comprometido.
Qual o formato da sua mesa? Quantas pessoas moram na casa? Sua família tem crianças ou animais?
Estas perguntas ajudam você a começar a pensar em qual estética sua sala terá, e o que é realmente viável.
Mesas e cadeiras
O formato da sua mesa dita como as coisas serão distribuídas ao seu redor.
Mesas ovais ou redondas são recomendadas para lugares menores, como apartamentos, e comportam de 4 a 6 pessoas.
Caso você disponha de um lugar maior pode investir em mesas quadradas ou retangulares, que possuem 8 ou mais cadeiras.
Praticidade é a chave de tudo
Após se certificar que sua mesa terá lugares para toda a família, é importante pensar no que será mais prático para a sua realidade.
Se na casa tiver animais e, principalmente, crianças, é importante levar em consideração materiais mais macios e sem cantos pontiagudos. Além de móveis mais resistentes e de fácil manutenção, como cadeiras de couro, por exemplo.
Outro fator indispensável é saber a altura da sua mesa. Dessa forma você conseguirá escolher cadeiras que permitirão certo movimento sem que haja incômodos.
Dica: Para mesas que tem uma altura de 75cm, são recomendadas cadeiras de 50cm.
Qual seu conceito decorativo?
Pensar na estética da sala de jantar significa harmonizar o jogo de cadeiras com o restante do espaço e não somente a mesa.
Você pode optar por um conceito industrial, que leva a escolha de uma paleta de cores mais cinza, matérias mais rústicos e metalizados.
Caso escolha um conceito mais clássico, você trabalhará com cores mais claras e matérias mais delicados.
Escolhendo um modelo
Era comum comprarmos o set de mesa e cadeiras, como parte de um conjunto completo, fazendo com que ambos os móveis tivessem a mesma estética e fossem mais facilmente adaptados ao ambiente. Porém não precisa ser mais assim.
Você pode variar e optar por móveis de outros modelos que ainda componham o seu conceito decorativo, mas que tragam um pouco mais de originalidade para o espaço e pensar em detalhes como:
Quero uma cadeira com braços ou sem?
Ela deve ser de madeira ou algum material mais resistente?
Seria mais interessante se ela fosse de palha natural ou almofada?
Estamos em 2020. Use a criatividade
Você monta a sua decoração, fim! Por isso, ouse quando se trata das cadeiras.
Substitua cadeiras tradicionais por poltronas. Isso dará um ar mais sofisticado ao ambiente.
Ou então use bancos para compor os lugares da mesa de jantar. Eles ocupam menos espaço e deixam o ambiente mais moderno e amplo.
Quando falamos de decoração não há certo e errado, muito menos uma resposta certa e única. Tudo depende do seu olhar decorativo, da estética que você almeja para a sua casa e dos móveis que escolhe para o seu lar.
A Tom sobre Tom investe em elegância, design e tecnologia. E acreditamos que ambientes precisam de uma decoração de qualidade, bonita, confortável, funcional e com tecnologia. Também siga o nosso instagram.
Texto do grupo Conecta Pa’lante @conectapalante (gerido por GriloMkt)